Friday, February 19, 2010

Amor e Sexualidade

O amor é a realização mais completa do ser humano, talvez o mais intenso dos prazeres corporais. É o entusiasmo que produz uma paixão pura e sincera entre o homem e a mulher, retirando de si mesmo para entregar e viver para o outro: é o maior entusiasmo que a maioria dos seres humanos tem na vida.

Existem várias formas de amor: filial, parental, fraternal, ao próximo, amor físico, amor platônico, amor materno, amor a Deus e amor à vida. Mas o conceito mais popular de amor e o que sobressai é o amor conjugal, entre o homem e a mulher, um amor por excelência de corpo e alma porque é um sentimento profundo e quem sente por alguém, nunca mais deixará de sentir pois é fonte de vida esperança.

É algo que se sente independente da vontade de alguém, é um sentimento muito pessoal, por isso nunca existirão dois amores iguais.

A união amorosa é o mais forte vínculo entre as pessoas. O vínculo amoroso leva à proteção da vida e à formação do casal, da família e dos grupos. Leva também à ligação com a humanidade, com os seres vivos, com a natureza, com o universo e num sentido mais amplo com Deus.

Amar é romper barreiras que nos separam de outras pessoas, e encarar a individualidade da pessoa amada, é multiplicar e encarar os sentimentos e desejo como se fossem nossos. É um nascer constante, é renovação do que sentimos, é colocar para fora um sentimento que muitas vezes tendemos a esconder.

Entender o amor é condição fundamental para vivência de uma sexualidade plena.
“Todo mundo quer amor.
E dizem que só é amado quem, antes de tudo, ama a si mesmo.”

No comments:

Post a Comment

 
K.3.N.J.I