Thursday, September 11, 2008

11 de Setembro

Os atentados de 11 de setembro consistiram numa série de ataques suicídas coordenados pela Al-Qaeda contra alvos civis nos Estados Unidos da América em 2001.

Para se ter uma ideia quantitativa do arrasador resultado, só o ataque em si excedeu o saldo de aproximadamente 2400 militares norte-americanos mortos no ataque sem aviso prévio dos japoneses à base naval de Pearl Harbor em 1941.

Além disso, estas terríveis ações foram caprichosamente planejadas e direcionadas aos ícones americanos, praticadas impunemente tendo como simples armas aviões comerciais.

Uma pesquisa feita na Inglaterra elegeu os ataques terroristas do 11 de setembro, como a imagem mais marcante já vista. Ganhou até dos funerais de Lady Di, em 1997. A queda do muro de Berlim, a vitória da seleção inglesa na Copa de 66 e o assassinato de John Kennedy também foram lembrados.

A queda das torres gêmeas é lembrada até hoje, porque a maior potência do mundo, os EUA foram desafiados, ao vivo, e ficaram sem poder de reação, no momento. Mais do que as quase três mil mortes e a destruição de dois símbolos do poderio norte-americano, Osama Bin Laden colocou os EUA em alerta constante e o perigo de insegurança, mesmo seis anos depois, ainda está dentro de todos que moram no país.

No dia 11 de setembro de 2001, o mundo parou e vimos uma nação (que sempre transparece arrogância) fragilizada.

Neste dia ocorreram uma serie de ataques aos EUA, que resultaram em milhares de mortos e feridos. Quatro aeronaves foram seqüestradas por integrantes do grupo islâmico Al-Qaeda, um dos aviões sofreu uma queda quando passageiros reagiram ao seqüestro, à queda ocorreu em campo aberto em Shanksville, Pensilvânia, tendo como vitimas apenas os tripulantes do avião. Em um outro avião os seqüestradores fizeram-no colidir contra o quartel general de defesa dos Estados Unidos da América, o Pentágono, no Condado de Arlington, Virginia.

E o mais chocante foi os dois avião que colidiram com as duas torres do Word Trade Center, em Manhattan New York. O saldo no ataque foi de aproximadamente 3.000 mortos.

A primeira colisão se deu as 8:46 da manhã, o vôo 11 da American Airleins se chocou com a torre norte do Word Trade Center.

A segunda colisão ocorreu as 9:03:11 da manhã entre o vôo 175 da United Airlines com a torre sul do Word Trade Center.

Já às 9:37:46 da manhã o vôo 77 da American Airlines colidiu com o Pentágono. E às 10:03: 11 da manhã ocorreu à queda do vôo 93 da United Airlines, após passageiros se revoltarem com os seqüestradores.

Nenhum ocupante das aeronaves seqüestradas, sobreviveram. Logo após as colisões, as torres gêmeas desabaram quase simultaneamente, outras construções também vieram a desabar e outras ficaram bastante danificadas.

Atualmente onde antes ficavam as torres gêmeas do Word Trade Center, virou um memorial, e está sendo planejada à construção de um monumento em homenagem as vitimas dos ataques.

Após os ataques de 11 de setembro, foi intensificada a segurança nos Estados Unidos e em outros países. Mesmo com intensificação da segurança, de 2001 a 2008 já ocorreram outros ataques, mas nenhum com a magnitude daquele 11 de setembro.

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Adicionar artigo ao DiHitt Adicionar aos Favoritos Technorati Adicionar ao Yahoo!

No comments:

Post a Comment

 
K.3.N.J.I