Monday, March 23, 2009

Dia Mundial de Combate a Tuberculose

A Tuberculose ficou conhecida mundialmente no ano de 1882, no dia 24 de março, pelo médico alemão Robert Koch, desde então celebra-se, o dia mundial de Combate á Tuberculose, neste dia desenvolve-se atividades, e mobilizações mundiais em uma luta contra a Tuberculose.

A necessidade da mobilização mundial deve-se ao fato da tuberculose ser uma doença em profundas raízes sociais e estar intimamente ligada à pobreza e a mà distribuição de renda.

Há uma década, o O.M.S(Organização Mundial da Saúde), declara a Tuberculose (TB), em estado de emergência no mundo, onde ainda é a maior causa de morte por doença infecciosa em adultos, segundo estimativas da OMS, dois bilhões de pessoas correspondendo à um terço da população mundial está infectada pelo mycobacterium tuberculosis.(Vírus responsável pela doença). Destes, 8 milhões desenvolverão a doença, e 2 milhões morrerão a cada ano.

O que é?

É uma doença infecciosa e contagiosa, causada pelo microorganismo: Bacilo do Koch, é transmitida de pessoa á pessoa, através da tosse e espirro.

Quais os sintomas?

Tosse com escarro por mais de 3 semanas, falta de apetite, dor no peito, cansaço fácil, emagrecimento, suores noturnos e febre baixa no final da tarde.

Como tratar?

O tratamento é a base de antibióticos, sendo 100% eficaz, no tratamento não pode haver abandono, a cura leva 6 meses, mas muitas vezes o paciente não recebe o devido esclarecimento e acaba desistindo antes do tempo. Sendo de suma importância o acompanhamento por equipe, médicos,enfermeiras, assitentes sociais e visitadores devidamente preparados.

Como prevenir?

Para evitar a doença é necessário imunizar as crianças com a vacina BCG. Crianças soro-positivo e recém nascidas que apresentam sinais e sintomas de AIDS, não devem receber a vacina, a prevenção inclui evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, e não utilizar objetos de pessoas contaminadas.

Diagnóstico: É simples e consiste no exame de escarro para identificação do bacilo, basta procurar a sua Unidade de Saúde e realizar o exame.

No comments:

Post a Comment

 
K.3.N.J.I